30 janeiro 2010

Influências e Inspirações – Parte 06– John Haycraft

Continuando a falar sobre os caras que eu admiro, agora já não levando tanto em conta a ordem com que essas influências foram aparecendo. Conheci o trabalho do australiano John Haycraft em 2008 através do site da ASAI – American Society of Architectural Illustration. Logo entrei em contato com ele por e-mail, louco para comprar o livro "Where was I? A Collection from 60 years of drawing and painting" – repleto de desenhos lindíssimos e pinturas de cair o queixo. O livro é dividido em dois temas principais: desenhos de arquitetura e desenhos de sketchbook. Aqui vão alguns exemplos:






Vocês podem ver que as aquarelas são de tirar o fôlego – de uma elegância sem igual, e ao mesmo tempo expressivas, com pinceladas poderosas. É esse o meu parâmetro de expressividade: um desenho preciso e bem executado, mas super vigoroso e cheio de personalidade. Nos desenhos dele, cada traço e cada pincelada tem uma segurança que me faz sentir uma criança. Às vezes eu tento 'soltar a mão' na hora de fazer um céu, ou esticar um verde de grama, mas falta ainda essa segurança toda, que eu acho que só vem com o tempo.
Fato é que ele é muito gente fina, e eu acabei mandando alguns desenhos meus para pedir uma opinião. Ele respondeu com comentários muito enriquecedores. De vez em quando mando alguns trabalhos novos, e ele sempre procura responder. Show de bola não é?
Esse cara também foi um dos responsáveis pela nova fase em que eu me encontro hoje – ele me incentivou a sair às ruas para desenhar, insistindo que não há melhor maneira das habilidades de um ilustrador se desenvolver, do que essa. Ele disse, em um dos e-mails: "You will find it rewarding and I urge you to do it". And I did.
Eu já havia falado sobre ele, neste post, logo após começar o meu primeiro sketchbook. Recentemente finalizei o segundo e o terceiro já está em uso.
O livro dele pelo que vi não está à venda pela Amazon, mas quem se interessar pode comprar diretamente com ele.
Site: http://www.haycraftduloy.com.au/
E-mail: john@haycraftduloy.com.au
Na época paguei 55 dólares. Ele mandou o livro pelo correio (com dedicatória). Assim que chegou, enviei o dinheiro por carta mesmo. Deu certo, felizmente.
Ainda há disponível o "book review", escrito por Frank Constantino, no site da ASAI.
Clique aqui para ler.

3 comentários:

  1. ...ai essas aquerelas são um sonho! um dia eu chego lá, fora o dinamismo do trabalho dele, que coisa incrível!

    ResponderExcluir
  2. Estas aguarelas estão espectaculares! Muito muito bonitas, inspiram realmente!

    Obrigada por visitar o meu "blog de principiante".

    ResponderExcluir