31 março 2010

Curso do Mauricio Takiguthi

Desde setembro de 2009 estou fazendo o curso de desenho e pintura no ateliê do Maurício Takiguthi. Quando procurei este curso, minha idéia era aprimorar meu desenho de figura humana e partir para a pintura à óleo, mas para chegar lá estou passando por uma fase de aprimoramento de desenho com enfoque pictórico - deixando a linha de lado e trabalhando com massas.
Comecei copiando à grafite, diversas caricaturas, onde estou aprendendo a 'ler' o objeto, organizando o desenho por camadas, e acima de tudo, compreendendo o que eu estou fazendo, passo a passo. Descobri que, assim como no desenho de arquitetura, é preciso ter um método a seguir na hora de desenhar a figura humana. Posso dizer que é muito difícil abandonar o desenho de linha, ou o desenho viciado em 'bonecos' (ou em "escalas humanas", como aprendemos na faculdade de arquitetura) e partir para um trabalho mais abrangente e profundo. Nas próximas etapas trabalharei com desenho de cavalos, depois carvão, pastel e então, a pintura a óleo. Pode parecer um caminho um pouco longo, e de certa forma é, mas o intuito do curso é fazer com que o aluno aprenda a trabalhar com massas, valores tonais, e cores, antes de se aventurar gratuitamente com as tintas. É como no judô, onde você logo quer aprender a dar um Ogoshi, mas tem que aprender a cair primeiro. O interessante é que tenho aplicado os mesmos conceitos do curso no meu trabalho de perspectivas e nos desenhos urbanos. Bom, pelo menos tenho pensado muito mais a respeito de cada traço que coloco no papel.
Para ilustrar este post, coloco aqui uma sequência passo-a-passo de um retrato que fiz em aula. Apliquei exatamente o que aprendi até agora (nas caricaturas, conversas e minhas observações) e descobri que já houve um bom progresso, na prática.


As aulas de modelo vivo tem me ajudado muito - é um exercício fantástico para qualquer pessoa que goste de desenhar (quem nunca fez deve fazer!) Logo postarei alguns desenhos feitos nessas sessões.
E vamos em frente, desenhando sempre.

6 comentários:

  1. Oi Edu, parabéns por esse resultado. Não vi na aula. Eu achei o máximo. Pra dizer a verdade, não vejo a hora de chegar nas caricaturas pois gosto desse jogo de claro/escuro, degrade, etc. Por enquanto, tô brigando com o spawn rsrs.
    Beijo, até a aula.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta, quanto tempo levou até vc chegar a pintura a óleo?
    estou interessado no curso do Mauricio para melhorar meus estude de anatmia e luz e sombra.


    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo, vc levou quanto tempo até chegar a pintura óleo??
    Estou interessado no curso do Mauricio, procuro melhorar meu estudo de anatomia humana e também de luz e sombra.

    Att

    Erivan

    ResponderExcluir
  4. Olá Vaan.

    Eu ainda não cheguei lá rsrs.
    O curso do Mauricio é extensivo, sem um tempo especifico para cada fase. Depende do desenvolvimento do aluno, mas acredito que não menos de 3 anos pra chegar lá.
    Vale super a pena, ele é um mestre e vc aprendera muito.

    ResponderExcluir
  5. Ola boa noite, vc ainda esta fazendo o curso? Sabe me dizer qnt tempo eh? Vi ai em cima que voce falou algo de tres anos, me falaram que eh 300 reais por mes, mas parece um investimento que vale muito a pena, so me preocupo porque nao sei desenhar muito bem e nem pintr nada. Muito bacana seu desenho, lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Heloisa, estou parado no momento com o curso, mas quero voltar no semestre que vem. Acho um ótimo investimento, pode confiar.
    Obrigado
    Eduardo

    ResponderExcluir