08 março 2010

Domingão no Centrão


Domingo, 07 de Março. Manhã ensolarada após um sábado de tempo horroroso.
Na minha segunda incursão ao Centro de São Paulo (a primeira foi no Mercadão), escolhi, juntamente com meu amigo Cacciari, o Pátio do Colégio. A idéia era obviamente desenhar o conjunto arquitetônico do Pátio, mas um prédio neoclássico bem em frente roubou todo o nosso interesse naquela manhã. Detalhes incríveis, como as carrancas nas laterais, as cúpulas simétricas da cobertura, corujas estilizadas e muitas outras referências de estilos diversos transformam este bem conservado edifício em uma jóia arquitetônica no coração de São Paulo. Foi concebido pelo escritório de Ramos de Azevedo (pra variar) para ser a Bolsa de Valores de São Paulo, e foi inaugurado em 1930. Abriga atualmente o Primeiro Tribunal de Alçada Civil, embora eu não tenha certeza disso, pois esse tribunal me parece que foi extinto.
Desenhá-lo foi uma jornada prazerosa e ao mesmo tempo cansativa. Rascunhei o conjunto primeiro com lápis, a fim de captar corretamente todas as proporções. Depois parti para o nanquim e finalizei acrescentando sombras com lápis novamente. Uma pauleira, que levou quase 3 horas, entre um bate-papo e outro com meu amigo, com os turistas e curiosos, além da pausa estratégica para um café.
Nova tentativa frustrada de ser rápido!.Acho que será difícil eu combater a tendência de fazer desenhos muito detalhados.
E mais uma grata surpresa – um prédio fantástico em uma praça limpa e segura – literalmente no coração da cidade.



Estou pronto para voltar ao Centro muitas vezes. Já tenho muitos alvos em mente, inclusive a Praça da Sé. Pena que a praça é um tanto conturbada, cheia de mendigos e desocupados. Acho que terei que me disfarçar em meio a eles. Vou levar um radinho de pilha e vou lavar minha roupa no espelho d'água.

4 comentários:

  1. Olá, Bajkek

    Meu nome é Adriano, sou arquiteto e também amo desenho. Na verdade me formei em arquitetura para poder trabalhar com desenho. Recentemente me interessei pela aquarela e estou me esforçando para conseguir chegar em um nivel bom de trabalho, apesar de ter a aquarela como um hobby. Cara, achei seus trabalhos fantásticos, poxa... e eu achei que só eu ficava três horas sentado (geralmente muito mal-acomodado) em algum lugar da cidade para poder desenhar ou "aquarelar" alguma coisa. Confesso que seu blog e seus trabalhos me inspiraram a tentar melhorar cada vez mais meus trabalhos. Sou Paranaense e moro aqui no Espírito Santo a uns 16 anos. Vou acompanhar seu blog para estar sempre de olho nas novidades que você estiver postando. Um grande abraço e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Caro Adriano,
    Poxa que legal seu comentário...Realmente quem ama desenhar pensa nisso o tempo todo.
    Veja a minha galeria do Flickr, e crie uma conta lá gratuita pra gente comentar suas imagens tb...
    tem uma galera 'fera' lá...gente do mundo todo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bajkek, parabéns pelos suas artes e pela persistência em fazer blogs, que sei que dá muito trabalho. Sempre amei decoração, aquarelas com tons esmaecidos, perspectivas, eu fazia alguma coisa, mas depois que casei tive filhos o tempo foi curto para esse lazer, mas fico feliz em estar trabalhar com publicidade. Fiquei sua fã!!! Parabéns um grande abraço. Flória

    ResponderExcluir