05 setembro 2010

Centro de São Paulo - V

Este sábado, 04 de setembro, fui ao centro de São Paulo desenhar pela quinta vez.
Depois do MercadãoPatio do Colégio, Sketchcrawl 27 e Palacio das Indústrias, dessa vez fui explorar o Vale do Anhangabaú. Tive a agradável companhia de Fabio Corazza e Fernanda Campos.
Fiz 3 desenhos, descritos a seguir:
Monumento à Carlos Gomes.
Este belo conjunto de esculturas fica ao lado do Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo e foi criado por Luigi Brizzolara em 1922, para comemorar o Centenário da Independência do Brasil.
Usei nanquim e marcadores cool e warm grey. Devo ter levado uma hora nesse desenho...será? Sinceramente não sei - a conversa estava boa, o dia absolutamente lindo e o local fantástico. O tempo passou rápido, apesar da vontade de tomarmos um café.
Edifício Martinelli.
Este edifício, construído entre 1924 e 1931, foi idealizado e construído pelo italiano Giuseppe Martinelli. Como este não era engenheiro civil, o arquiteto húngaro William Fillinger assinou o projeto.
Se quiser saber mais sobre a interessante história deste edifício, clique aqui, ou compre o livro São Paulo, Artes e Etnias, da Editora Unesp, de onde tirei essa informações.
Quanto ao desenho...que jornada!
Um desafio completo de perspectiva, de atenção e de paciência. Foram cerca de 2 horas para finalizar o desenho. Eu variei bastante o ritmo, começando demoradamente com linhas bem descritivas, acelerando com traços mais fluídos e terminando com linhas que eu chamaria de 'psicografadas'...Brincadeira à parte, percebi que a percepção fica cada vez mais aguçada depois de horas desenhando. O traço vai ficando mais intuitivo. Diminui o delay entre o olhar, o pensar e o desenhar. É como se fosse criado um método de como fazer, para aquele desenho especificamente.
Enfim, arrematei o desenho engrossando alguns traços para separar os planos, já que eu decidi (junto com a Fernanda) não pintar e não fazer sombras.
Caderno fechado, e muita sede.
Esquina com poste e Martinelli.
Uma mesinha vazia. Garganta e corpo secos. O chopp desceu acelerado. Clichê total, quase uma propaganda de cerveja. Salve Jorge ou São Jorge?
Mais um desenho. Começou despretensioso, assim como este já extenso post. Minha idéia era usar apenas uma caneta preta grossa, mas logo pensei nos marcadores. French grey, warm grey, cool grey e pastel beige. Gente passando pra lá e pra cá.
Rapaz, que delícia de dia!
Ir ao centro novamente foi demais.
Ouvir alguns comentários de gente simples que fica curiosa e não resiste em dar uma espiada, é muito bacana. Um cara bem simplão, passou e ficou olhando...
Eu disse:
"Você viu como aquele prédio é bonito?", puxando assunto.
Ele respondeu:
"O prédio é feio, bonito é seu desenho!" Foi um dos melhores elogios que eu recebi na minha vida.
Voltei de metrô pra casa, mas poderia ter voltado pendurado no meu ego, que pairava como um balão sobre São Paulo.
De verdade, voltei FELIZ da vida, não (só) pelo elogio, mas pelo dia inesquecível que passei.

7 comentários:

  1. Nunca participei de sketchcrawl, deve ser bom. Seus desenhos estão bem bacanas.

    ResponderExcluir
  2. Hello - I only speak/write English. I saw your picture on Urban Sketchers. Do you offer your pictures for sale? I love this drawing and would be interested in a price for either a print or a good digital copy.

    THank you,
    heather

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Chris!

    Hello Heather.
    Yes, I can provide a high resolution image for you. Please, send an email to edubajzek@gmail.com, telling me what images you are interested.
    Kind regards,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Salve, Eduardo.
    Estou eu passando aqui novamente para admirar seus trabalhos que, aliás, estão ótimos como sempre. Tenho que voltar a pegar um tempinho para ir para a rua "croquizar" também, isso com certeza aguça a percepção de perspectiva.
    Achei o desenho do Ed. Martinelli show. Algumas dúvidas: você começou direto a caneta ou grafite? Qual o formato que você usou? Pois ficou bem detalhado. Um grande abraço e bom trabalho aí ;) P.S. O post está longo mas bem legal!

    ResponderExcluir
  5. Salve, Salve Adriano!
    Eu fiz direto no nanquim. Comecei pela aresta do prédio em primeiro plano, e fui subindo a lateral em 45 do Martinelli. Ai puxava para uma face e para a outra do prédio. O tamanho é do meu sketchbook A4.
    Valeu pela visita e pelo comentário.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Os sketches ficaram lindos, mas o Martineli sem palavras para definir fiquei boquiaberta!
    Vc já respondeu que fez direto com nanquim, tenho uma dúvida, você usa sulfite?

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanuza, Obrigado!
    Eh, esse do Martinelli foi radical fazer.
    Eu fiz esse desenho no meu sketchbook mesmo, cujo papel não eh lá essas coisas.
    Abs!

    ResponderExcluir