26 janeiro 2011

Feriado em São Paulo?

Fui desenhar! Um belo dia (quente pra caramba) e um parque de diversões para adultos-desenhistas.
O Parque Dom Pedro, no Centro, abrigou ontem uma exposição de carros antigos. Além de muitos fusquinhas-chapa-preta, havia lá algumas traquitanas interessantes, como um avião DC3, máquinas diversas e até uma locomotiva.
Eu desenhei apenas duas coisas, e não foram carros.
O tal avião - que com suas chapas metálicas rebitadas nos chamou a atenção logo de ínicio.

Mas cometi um erro frequente: começar por um desenho difícil e já partir para uma representação detalhada. O ideal é começar com sketches bem soltos, descompromissados.
Dessa vez eu revisitei uma técnica que apliquei poucas vezes - fiz o desenho direto com marcadores, sem traçar com lápis ou nanquim. É uma maneira diferente de pensar, embora eu tenha feito algumas linhas genéricas para captar o avião. Pensei mais em cores que em linhas.
Depois me perdi nas curvas e detalhes de uma máquina a vapor do século XIX. Ave Maria, quanta roda tinha aquele negócio!

Fiz o fundo colorido em casa, para revelar os muitos espaços negativos que havia no desenho. Fiquei tentado (e ainda estou) a colorir a máquina em si...quem sabe.
Já estive no Parque Dom Pedro II antes (veja neste link), em uma outra exposição de carros. Na ocasião eu desenhei o Palácio das Indústrias. Esse lugar é fantástico para quem quer se divertir desenhando.

2 comentários:

  1. Eae Edú!!! Estão muito legais seus desenhos... gostei mesmo!!!

    Um grd abraço,

    Beto

    ResponderExcluir
  2. Valeu Beto!
    Grande abraço rapaz!

    ResponderExcluir