04 outubro 2011

Workshop em São Luis - Maranhão

Outro dia eu li algo numa revista de surf que me tocou. Um surfista californiano, velhão, escreveu um relato onde disse: “Eu vivi na Califórnia dos anos 60... Naqueles anos mágicos. Mas eu não me lembro mais das melhores ondas e dos melhores tubos que eu peguei, dos maiores tombos que tomei. Eu me lembro dos meus amigos. Dos caras que andavam comigo....desses eu não esqueci. O resto vai se apagando.”
Lembrei disso quando comecei a escrever este post, ainda em São Luis, domingo à noite. 
Pode soar piegas, mas eu realmente adorei conhecer o pessoal, e fui bem recebido como se fosse um velho amigo. A começar pela Regina, que cuidou de tudo e acreditou neste projeto do inicío ao fim. Obrigado Regina!
Agradeço também a participação da Fátima, Rosa, Silvia, Camila, Andréa Salomão, Ana Áurea, Jefferson, Igor, Breno, Bruno, Caroline, Patrícia e Andréa Bezerra. Um agradecimento especial à Andréa, que me levou para conhecer a cidade, e ao Bruno Carreira, que foi de Belém pra lá, deixando muitos compromissos importantes pra trás.
O workshop foi dividido em 3 dias, sendo:
1º dia: Introdução ao uso de marcadores e lápis de cores, planta baixa / traço a mão, sombras e fachada a grafite;
2º dia: Conceitos gerais de perspectiva e valorização de perspectiva interna / perspectiva externa;
3º dia: Desenho urbano, com apresentação prévia de slides sobre o tema.

Desenhamos a arquitetura que ainda é papel, e aquela que já é pedra.

Nada como postar algumas fotos para mostrar como foi o workshop.
O resultado do primeiro exerício.

Segundo Exercício

Turma reunida e concentrada.
Cadê o pastel beige??

Grafite e miolo de pão
Desenho urbano (foto de Regina Borba)

Sketchbook e Beatles (foto de Regina Borba)

Cantinho disputado
Desenhando sob calor intenso

Alguns trabalhos reunidos
Uma escapadinha...não me aguento (foto de Regina Borba)

Turma reunida (quase toda), em frente ao mercado de São Luis.

É dessa última foto que vai dar mais saudades. 

Dos erros e acertos a gente esquece. Das pessoas não.

Agradecimento especial às seguintes empresas, que juntamente com a Regina confiaram na minha proposta:
Mazzulo Móveis (mazzulomoveis@gmail.com)
Dellano (aderaldo.eletrolar@hotmail.com)
Espaço Revest (comercial@espacoreveste.com.br)
Arte Final (artefinal@elo.com.br)
Planejjare (gomesalmeida@ig.com.br)

3 comentários:

  1. Grande Eduardo,

    continuas a reunir pessoas para desenhar aí por terras de Vera Cruz.
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, admiro seu trabalho! Próxima vez que fizer em São Luís este curso gostaria de participar! Moro na Itália e em agosto volto para São Luís. Aqui como amo desenhar pois faço Arquitetura e os matér são bem mais baratos comprei muitos promarkers e aquarelas... Mas quero saber trabalhar como voce! Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, admiro seu trabalho! Próxima vez que fizer em São Luís este curso gostaria de participar! Moro na Itália e em agosto volto para São Luís. Aqui como amo desenhar pois faço Arquitetura e os matér são bem mais baratos comprei muitos promarkers e aquarelas... Mas quero saber trabalhar como voce! Parabéns! :D

    ResponderExcluir