27 dezembro 2012

Prancha de Projeto

Há algumas semanas eu finalizei um dos trabalhos mais elaborados que eu já fiz no campo da ilustração arquitetônica.
Participei deste projeto desde o inicio, visitando o local com a arquiteta e ouvindo dos clientes suas aspirações.
Tirei muitas fotos do local, que foram fundamentais em todo o processo.
Na primeira etapa do trabalho realizei uma série de estudos feitos sobre as fotos. Redescobri uma ótima maneira de trabalhar com marcadores - no desenvolvimento de idéias.
Assim que elaborei alguns croquis, os escaniei para preservar a base e imprimir quantas cópias eu quisesse, de modo a testar diferentes cores. Achei muito prático fazer isso. Tão prático que os próprios estudos foram apresentados aos clientes, montados em forma de uma prancha (que já serviu como um aperitivo o trabalho final). Ou seja, desenhos feitos para estudo de projeto, que já são ao mesmo tempo material de apresentação.



Essa etapa foi a mais trabalhosa.
Eu sempre quis produzir uma prancha de projeto arquitetônico, como se fazia antigamente. Esse projeto era perfeito para isso, pois existe um construção histórica no local, da qual tirei os detalhes para compor a margem da prancha.
Usei todos os artificios que tinha disponiveis para montar a composição: fotografias, photoshop, colagens, etc.

Demorei bastante tempo para desenhar tudo cuidadosamente. Essa fase é geralmente cansativa pois fico ansioso para começar a pintar.
Levei alguns dias para concluir a prancha, mas gostei muito do resultado!

A arquiteta enquadrou o original e ofereceu aos clientes como um presente. Eles adoraram e fiquei muito feliz com o resultado deste serviço.

4 comentários:

  1. Muito lindo! Qual material você utilizou para colorir?

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabricio, obrigado.

    Os estudos foram feitos com canetas marcadores e a prancha final em aquarela.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá, conheci seu blog há pouco tempo e vim lhe parabenizar por seus trabalhos. Não só este, como todos são muito lindos e, na minha opinião, possuem uma força artística impressionante e que nenhum software de desenho conseguiria simular. Parabens!

    ResponderExcluir