27 dezembro 2015

Manhã de Domingo

Complementando a postagem de 05 de outubro de 2015, "Tarde de Verão", publico agora alguns desenhos do processo de montagem de outra perspectiva de uma residência para o condomínio Reserva dos Ipês.
Projeto da arquiteta Guidamara Soalheiro.
Veja a seguir:
Essa imagem refere-se à base da montagem do desenho, iniciada no Autocad 3D - um modelo simplista que eu mesmo fiz. Em seguida, levei essa base para o Photoshop, onde inseri colagens de pessoas e vegetação para compor a cena. No inicio do processo, ou seja, antes de aprovar o ângulo, procuro não perder tempo nessa etapa sob o risco de perder horas de trabalho.

Este é o croqui do ângulo, que é enviado ao cliente. Nesse momento, eu faço as correções necessárias na modelagem da construção, indico a posição do sol e o 'design' das sombras, complemento a vegetação, etc.

Montagem do desenho à lápis, já no formato A3. Continuando o processo, ao detalhar mais a vegetação, refinar a arquitetura, etc. A planta à direita foi composta com base em referências fotográficas.

A etapa do nanquim, já no papel final de aquarela. Eu sempre aprecio brincar com a margem do desenho.

A aquarela final, formato A3. Gosto do resultado, mas tive que editar um pouco a cor da empena colorida na entrada, pois na aquarela original não consegui o resultado que pretendia. Gosto da composição da cena nesse trabalho, principalmente a planta no canto inferior direito, sob a sombra de uma árvore. O resedá à esquerda ficou legal também, com as flores coloridas mas sombreadas. Palmeiras sempre ficam bem nos desenhos.

ps.: faltou nessa sequencia do processo a etapa do desenho tonal, conforme você pode observar na postagem anterior, pois não achei o original para escanear. Se encontrar, eu prometo atualizar a postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário