05 dezembro 2016

Igrejas da Penha

Neste último sábado, dia 03/12, fui ao 99º Encontro de Urban Sketchers São Paulo, no bairro da Penha. Achei interessante a ideia de conhecer outra região da cidade e, de fato, estava com vontade de desenhar. Aproveitei o fim de semana tranquilo e fui. Demorei cerca de 25 minutos para ir da Freguesia do Ó até lá. Foi rápido, tratando-se de São Paulo.
Adorei descobrir o conjunto de 3 igrejas muito próximas umas das outras - na verdade, uma capela, uma igreja e uma basílica. Disse "descobrir" pois não conhecia nada sobre a região. Uma vergonha, considerando que a primeira igreja data de 1682! Bem, acredito que dessa época não deve haver muita coisa remanescente (o interior da igreja é românico). Mesmo assim, um conjunto muito interessante, principalmente pela sua disposição e proximidade, que remonta aos primórdios da colonização de São Paulo.
Comecei desenhando a fachada da igreja da Nossa Senhora da Penha, ainda um pouco duro no traço, mas esforçando-me a soltar e acelerar a cada linha. Queria desenhar as 3 igrejas.
Depois me dirigi ao largo do Rosário para desenhar a capela da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de 1802, erguida por escravos. Ela dá as costas a outra igreja, voltando-se para a periferia da cidade. Lá encontrei outros grupo de sketchers e tiramos fotos.


Após um pastel de feira e um café expresso, fui sozinho desenhar a basílica, alguns metros adiante. Hesitei por um momento, já que a igreja não é particularmente bonita. Por outro lado é grandiosa, e no final das contas rendeu um bom desenho.

4 comentários:

  1. Bom dia Eduardo,
    Primeiramente, parabéns pelos desenhos maravilhosos.
    Faço parte da Comissão da Igreja do Rosário da Penha, e esta na Igreja enquanto vocês faziam essas obras de arte.
    Gostaria de saber, onde podemos visualizar todos os desenhos que foram feitos naquele dia?
    Entrei no site do Urban Sketchers, mas não vi as fotos.
    Desde já agradeço e novamente parabenizo a todos pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, obrigado pelo comentário e pelos elogios!
      O jeito mais fácil acredito que seja pelo Facebook.Procure pelo grupo Urban Sketchers São Paulo. Lá poderá encontrar mais desenhos.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho Eduardo.
    É um prazer conhecer a sua arte.
    Gostei muito e gostaria da sua permissão para usar as artes das igreja da penha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário Cristiano. Só posso autorizar o uso das imagens mediante contrapartida. Espero que entenda e agradeço por ter me procurado. Obrigado e abraços

      Excluir