16 janeiro 2018

Frank Lloyd Wright Sketching Tour X - The Airplane House (01.08.2017)

No dia seguinte, 01 de agosto, continuei meu "sketching tour", visitando mais alguns projetos do arquiteto Frank Lloyd Wright e aproveitando um ensolarado dia em Madison.
Comecei cedo, fazendo a primeira parada na Eugene Guilmore House, construída em 1908.
A casa ganhou o apelido de "Airplane House". Não é dificil imaginar o porquê, ao observá-la no ponto mais alto do terreno em aclive.

Chama a atenção o cruzamento dos planos com forte ênfase horizontal, acentuada pelas fileiras de janelas compartimentadas por frisos e os amplos beirais. A bay-window triangular do piso superior quebra a rigidez do conjunto ao introduzir ângulos não ortogonais. Por fim, os muros de arrimo de pedra da encosta gramada reforçam a horizontalidade do conjunto -  a arquitetura assim se vale do terreno todo.

É interessante observar o contraste da Gilmore House com sua vizinha de frente - uma construção de fins do século XIX, de arquitetura historicista (muito bem conservada). Dá para imaginar Mr. Wright visitando o local e observando o entorno... Será que ele desdenhava aquela arquitetura, ou apenas já não a achava pertinente aos novos tempos? De qualquer maneira, Wright certamente sabia do impacto de sua expressão arquitetônica original naquele contexto.

Já estava bastante quente àquela hora. Comecei o sketch sentado ao sol e logo estava suando. Fiz algo rápido, sem cores, pois não queria me demorar muito ali.

Alguns minutos depois, conheci um rapaz que trabalhava na conservação casa mais antiga - a vizinha da "Airplane House". Após ver alguns dos meus sketches, sugeriu-me conhecer uma casa de um arquiteto que fora seguidor de Wright . Mandou uma mensagem para o proprietário da casa falando sobre mim. Fiquei interessado, mas não sabia como eu arranjaria uma visita. De qualquer forma achei muito simpático. Aliás, fui muito bem recebido na cidade de Madison!

A placa de bronze abaixo encontra-se em frente à casa, homenageando o arquiteto disseminador da 'Prairie School of Architecture' que, pelo jeito, teve uma legião de apaixonados seguidores.

Placa de bronze homenageando a construção

Localização e implantação da residência

Nenhum comentário:

Postar um comentário