26 janeiro 2018

Wisconsin State Capitol - Frank Lloyd Wright Sketching Tour XII (01082017)

Após visitar a First Unitarian Church (e um breve lanche em um Colectivo Coffee), eu quis conhecer o Capitólio do Estado de Wisconsin, na cidade de Madison. Havia visto algumas fotos deste pomposo mas elegante edifício na internet.
Entrei timidamente, mas logo cheguei à rotunda deste edifício de 85 metros de altura, construído entre 1906 e 1917. Fiquei muito impressionado com as dimensões do recinto e a beleza do interior do domo. Ao perguntar sobre visitação, valor de ticket etc a um senhor da recepção, fui surpreendido com a resposta: "basta pegar o elevador logo ali". Gratuito e fácil.

Um senhor de terno pegou o elevador comigo e com um sorriso simpático demonstrou surpresa ao ouvir que eu era do Brasil. Com um outro sorriso, dessa vez enigmático, perguntou se o Lula seria presidente no Brasil novamente (...).
O Capitólio de Wisconsin é um vasto edifício em forma de cruz grega, abrigando as câmeras legislativas, a suprema corte do estado e o gabinete do governador. Uma lei proibi que nenhum outro edifício em um raio de 1 milha seja mais alto que o domo, resguardando visualmente sua arquitetura.

A vista da cobertura é magnifica. O dia estava lindo e ao longe era possível avistar o Monona Terrace Convention Center, edifício concluído nos anos 1990, a partir do traço do arquiteto FLLW.

Não resisti e resolvi fazer um sketch de um dos conjuntos escultóricos. Os vigias do local foram simpáticos comigo.

Este foi o típico passeio despretensioso, mas muito gostoso e interessante.













Nenhum comentário:

Postar um comentário